quarta-feira, 20 de junho de 2012

Risoto Solidário em prol da missão


 Com cerca de 500 participantes, aconteceu ontem, 20 de junho, o Risoto Solidário, em prol da abertura da casa da Fraternidade São Gabriel,  da Comunidade Divino Oleiro, na cidade de Tite, na Guiné Bissau, Africa.
Numa parceria entre os irmãos da Fraternidade de Aliança da Comunidade Divino Oleiro e o curso de Gastronomia da Faculdade Integrada ASSESC, sob a orientação do Chef Vilmar Turnes, cerca de vinte "Chefs" renomados e os alunos,  preparam e serviram aos participantes do evento vários tipos de risotos, numa noite marcada pela solidariedade e confraternização.
Confira algumas fotos do evento:









Fotos: Zaira Zeferino Amaral
Fonte: Assessoria de Comunicação

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Chamados à missão Ad Gentes


Em março de 2012, a Comunidade Católica Divino Oleiro retornou à Guiné-Bissau  para conhecer o território onde iniciará a missão no mês de julho próximo.

Padre Marcio A. Vignoli (fundador da Comunidade), juntamente com Cláudia Conceição (consagrada da Comunidade), foram recebidos por Dom Pedro Carlos Zilli – Bispo da Diocese de Bafatá, na madrugada do dia quinze de março, seguindo direto para a Cúria, em Bafatá.

Na manhã do mesmo dia, foram  para a reunião do setor Pastoral Sul – em Buba, onde tiveram a alegria de rever padres, irmãs e demais missionários já conhecidos do ano de 2010 (tempo em que estiveram na missão de Empada, juntamente com Pe. Lucio Espíndola Santos – de nossa arquidiocese-  e também com as irmãs Missionárias da Consolata). Nesta reunião, Dom Pedro oficializou a ida da Comunidade Divino Oleiro para Guiné-Bissau.

À tarde, partiram para Tite, localidade onde a Comunidade Divino Oleiro estabelecerá a casa missionária.
Lá, juntamente com Dom Pedro, Padre José Bergesio e as irmãs Clarissas Franciscanas Missionárias do Ssmo. Sacramento (Ir. Monica e Ir. Geraldina),  Pe. Marcio e Cláudia, discutiram vários pontos sobre a realidade missionária de Tite. Desde a noite do dia quinze até a noite do dia dezoito, permaneceram em Tite visitando todo o campo missionário.

Dom Pedro Zilli deu ênfase a alguns pontos importantes que a missão católica precisa assumir estando naquela região:

   ·         Catequese de primeiríssimo anúncio (Hoje, Pe. José e as irmãs conseguem atender  onze tabancas; Mas na região de Tite, existem aproximadamente outras quarenta  para serem atendidas. Há a parte muçulmana e a RTA (religião tradicional africana); Os cristãos são a minoria;
·         Escola (Liceu de autogestão: Governo paga o salário e é responsável pela manutenção; A Igreja pela coordenação geral,  e a Comunidade pela mão-de-obra);
·         Hospital  Carlota (Centro de Saúde “A” – Construído há mais ou menos vinte e cinco anos por um grupo de pessoas da Itália – Verona, denominado: “Amigos de Tite”. Hoje está nas mãos do governo, praticamente abandonado; O objetivo é que a propriedade do hospital continue sendo do governo, mas a responsabilidade da administração fique com os missionários).
Continuando a viagem, Saíram de Tite no dia dezenove – dia de São José - pela manhã, e encontraram-se com Padre Lúcio Espindola, onde seguiram  viagem para Empada... Chegaram  no início da tarde; Foi uma grande alegria para eles reverem tantas pessoas queridas com as quais conviveram no ano de dois mil e dez, quando lá estiveram em missão. À noite, participaram da  missa em honra a São José na capela da missão, juntamente com as Irmãs missionárias da Consolata e todo o povo querido.

No dia seguinte retornaram para a Curia, em Bafatá, onde mais uma vez com Dom Pedro traçaram algumas diretrizes para a nova missão.

Dia vinte e um de março saíram cedo de Bafatá  e seguiram direto para Bissau, onde visitaram o Hospital de Kumura (que dedica-se a doenças tropicais e infecciosas: Tuberculose, AIDS e Lepra), administrado pelos missionários Franciscanos.

Logo após, tiveram a felicidade de almoçar com o Bispo de Bissau – Dom José Câmnate Na Bissing, com o Bispo Auxiliar da mesma Diocese  – Dom José Lampra Cá, e com Dom Pedro Carlos Zilli.

Passaram também pela Rádio Sol Mansi, onde deram uma pequena entrevista falando sobre o motivo da visita à Guiné e as expectativas para o futuro.

À tarde foram na sede regional dos missionários do P.I.M.E  em Takir, e se encontraram com Padre David Sciocco, diretor geral da Rádio Sol Mansi.

Ao anoitecer deste mesmo dia vinte e um, foram ao Seminário Maior da Diocese de Bissau onde Dom Pedro e Padre Marcio, deixaram algumas mensagens para os seminaristas.

Rumo ao aeroporto, passaram pela casa da Irmãs Missionárias da Consolata, em Bor.

Terminado este tempo na Guiné-Bissau, embarcaram na madrugada do dia vinte e dois rumo à Florianópolis, onde chegaram extremamente felizes por todas as graças concedidas por Deus e desejosos de logo estarem retornando para a abertura oficial da missão! Trouxeram no coração o tema da Carta Pastoral de D. Pedro Carlos Zilli – Bispo de Bafatá, que está na Carta aos Romanos, Cap. 5, vers. 5: “A esperança não engana.”

E é com esta  esperança , que de modo muito especial, convidamos  você,  irmão(ã), para junto conosco, orar pela Igreja que está em Guiné-Bissau, por nosso querido Bispo Dom Pedro, pelos  padres, missionários(as) e todo o povo, pedindo a PAZ; a PAZ do RESSUSCITADO para a Guiné-Bissau, que nestes últimos dias tem passado por uma série de ataques violentos, onde o exército está usando de força contra o poder público, contras as demais instâncias e contra o povo! Peçamos por este povo africano tão sofrido que espera  por nossa ajuda e oração!

Deus os abençoe,
Cláudia Conceição dos Santos -Consagrada da Comunidade Católica Divino Oleiro