quarta-feira, 6 de junho de 2012

Chamados à missão Ad Gentes


Em março de 2012, a Comunidade Católica Divino Oleiro retornou à Guiné-Bissau  para conhecer o território onde iniciará a missão no mês de julho próximo.

Padre Marcio A. Vignoli (fundador da Comunidade), juntamente com Cláudia Conceição (consagrada da Comunidade), foram recebidos por Dom Pedro Carlos Zilli – Bispo da Diocese de Bafatá, na madrugada do dia quinze de março, seguindo direto para a Cúria, em Bafatá.

Na manhã do mesmo dia, foram  para a reunião do setor Pastoral Sul – em Buba, onde tiveram a alegria de rever padres, irmãs e demais missionários já conhecidos do ano de 2010 (tempo em que estiveram na missão de Empada, juntamente com Pe. Lucio Espíndola Santos – de nossa arquidiocese-  e também com as irmãs Missionárias da Consolata). Nesta reunião, Dom Pedro oficializou a ida da Comunidade Divino Oleiro para Guiné-Bissau.

À tarde, partiram para Tite, localidade onde a Comunidade Divino Oleiro estabelecerá a casa missionária.
Lá, juntamente com Dom Pedro, Padre José Bergesio e as irmãs Clarissas Franciscanas Missionárias do Ssmo. Sacramento (Ir. Monica e Ir. Geraldina),  Pe. Marcio e Cláudia, discutiram vários pontos sobre a realidade missionária de Tite. Desde a noite do dia quinze até a noite do dia dezoito, permaneceram em Tite visitando todo o campo missionário.

Dom Pedro Zilli deu ênfase a alguns pontos importantes que a missão católica precisa assumir estando naquela região:

   ·         Catequese de primeiríssimo anúncio (Hoje, Pe. José e as irmãs conseguem atender  onze tabancas; Mas na região de Tite, existem aproximadamente outras quarenta  para serem atendidas. Há a parte muçulmana e a RTA (religião tradicional africana); Os cristãos são a minoria;
·         Escola (Liceu de autogestão: Governo paga o salário e é responsável pela manutenção; A Igreja pela coordenação geral,  e a Comunidade pela mão-de-obra);
·         Hospital  Carlota (Centro de Saúde “A” – Construído há mais ou menos vinte e cinco anos por um grupo de pessoas da Itália – Verona, denominado: “Amigos de Tite”. Hoje está nas mãos do governo, praticamente abandonado; O objetivo é que a propriedade do hospital continue sendo do governo, mas a responsabilidade da administração fique com os missionários).
Continuando a viagem, Saíram de Tite no dia dezenove – dia de São José - pela manhã, e encontraram-se com Padre Lúcio Espindola, onde seguiram  viagem para Empada... Chegaram  no início da tarde; Foi uma grande alegria para eles reverem tantas pessoas queridas com as quais conviveram no ano de dois mil e dez, quando lá estiveram em missão. À noite, participaram da  missa em honra a São José na capela da missão, juntamente com as Irmãs missionárias da Consolata e todo o povo querido.

No dia seguinte retornaram para a Curia, em Bafatá, onde mais uma vez com Dom Pedro traçaram algumas diretrizes para a nova missão.

Dia vinte e um de março saíram cedo de Bafatá  e seguiram direto para Bissau, onde visitaram o Hospital de Kumura (que dedica-se a doenças tropicais e infecciosas: Tuberculose, AIDS e Lepra), administrado pelos missionários Franciscanos.

Logo após, tiveram a felicidade de almoçar com o Bispo de Bissau – Dom José Câmnate Na Bissing, com o Bispo Auxiliar da mesma Diocese  – Dom José Lampra Cá, e com Dom Pedro Carlos Zilli.

Passaram também pela Rádio Sol Mansi, onde deram uma pequena entrevista falando sobre o motivo da visita à Guiné e as expectativas para o futuro.

À tarde foram na sede regional dos missionários do P.I.M.E  em Takir, e se encontraram com Padre David Sciocco, diretor geral da Rádio Sol Mansi.

Ao anoitecer deste mesmo dia vinte e um, foram ao Seminário Maior da Diocese de Bissau onde Dom Pedro e Padre Marcio, deixaram algumas mensagens para os seminaristas.

Rumo ao aeroporto, passaram pela casa da Irmãs Missionárias da Consolata, em Bor.

Terminado este tempo na Guiné-Bissau, embarcaram na madrugada do dia vinte e dois rumo à Florianópolis, onde chegaram extremamente felizes por todas as graças concedidas por Deus e desejosos de logo estarem retornando para a abertura oficial da missão! Trouxeram no coração o tema da Carta Pastoral de D. Pedro Carlos Zilli – Bispo de Bafatá, que está na Carta aos Romanos, Cap. 5, vers. 5: “A esperança não engana.”

E é com esta  esperança , que de modo muito especial, convidamos  você,  irmão(ã), para junto conosco, orar pela Igreja que está em Guiné-Bissau, por nosso querido Bispo Dom Pedro, pelos  padres, missionários(as) e todo o povo, pedindo a PAZ; a PAZ do RESSUSCITADO para a Guiné-Bissau, que nestes últimos dias tem passado por uma série de ataques violentos, onde o exército está usando de força contra o poder público, contras as demais instâncias e contra o povo! Peçamos por este povo africano tão sofrido que espera  por nossa ajuda e oração!

Deus os abençoe,
Cláudia Conceição dos Santos -Consagrada da Comunidade Católica Divino Oleiro






Nenhum comentário:

Postar um comentário